sexta-feira, 30 de abril de 2010

É coisa de cinema


Elinaldo Barros além de publicar livros que falam sobre cinema, ainda arruma tempo para passar os ensinamentos para os alunos

Cinematógrafo, crítico de cinema, realizou trabalhos na televisão sobre o cinema alagoano, lutador incansável pela cultura alagoana. Homem simples de voz mansa e sorriso abundante escreve sobre filmes desde a década de 60. Este é Elinaldo Barros, que nos últimos anos têm dedicado a maior parte do tempo ensinando cinema e divulgando as produções de artistas locais.


No seu currículo já se somam três livros sobre cinema, são eles: Panorama de cinema alagoano, Cine Lux- recordações de um cinema de bairro e Rogato- A aventura do sonho das imagens em Alagoas. Ainda há pretensão de escrever sobre a fase Super-8 em Alagoas. Ele analisa o papel do cine Lux na vida da região e as expectativas do público em relação às sessões e os filmes. Apesar do grande portfólio, Elinaldo gosta de viver nos bastidores culturais.

Nos últimos 15 anos o seu xodó foi comandar a Sessões de Arte do Cine Iguatemi. Ele sempre fez questão de cumprimentar os expectadores após as exibições. Tal qual os super-heróis das telas, recebeu em novembro de 2008 do governador de Alagoas, Teotônio Vilela, a Comenda Ordem do Mérito dos Palmares pelas longas décadas dedicadas ao cinema alagoano; e por manter vivo as produções culturais no Estado.

Através do tema “cinema” desde a década de 70 ele passa para os seus alunos e para a sociedade em geral, como a sétima arte pode ser um forte elemento de cidadania. Ele construiu e mantém vivo durante esses anos um verdadeiro quilombo cultural, onde estão resguardadas as memórias, sempre atualizadas com as produções contemporâneas, do fazer cinema em Alagoas.

Elinaldo lamenta que as locadoras estejam fechando as portas, devido a pirataria, no entanto, não resiste quando passa em uma banca e descobre um filme que ainda não assistiu. “Não importa se é pirata ou não, o negócio é assistir, não há nada mais mágico que um bom filme”, finaliza Elinaldo.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, Michelle! O Elinaldo é uma pessoa excelente e deveria ser mais valorizado na nossa terra.

    ResponderExcluir