domingo, 13 de junho de 2010

Futebol: Uma paixão traduzida em verde e amarelo

Michelle Farias

Às vésperas da estréia do Brasil, o espírito patriota invade população, e as cores da bandeira verde e amarelo, pintam de esperança o país a fora.

Nenhum outro esporte mobiliza tantos os brasileiros como o futebol, oficializado como paixão nacional, mas é na Copa do Mundo que essa paixão fica mais evidente nos rostos dos brasileiros. A rotina das pessoas muda de acordo com o calendário dos jogos e sendo assim os horários dos bancos, comercio, shoppings, repartições públicas mudam também. Durante um mês, de 11 de junho a 11 de julho, os olhos do mundo estarão voltados para o continente africano, mais precisamente a África do Sul. Mesmo tendo sua origem na Inglaterra, o “país do futebol” é sem dúvida o Brasil.

Nos primeiros anos do século XX, a partir de documentos policiais, foi descoberto que quem almejasse criar uma agremiação, era necessário comunicar à polícia. Dezenas de pequenos clubes foram formados, em sua maioria por trabalhadores, que estavam ausentes da história tradicional do futebol. Mas os Clubes pequenos jogavam como podiam: até com uma laranja no meio da rua e duas marcações no chão é possível jogar a famosa “pelada”. Assim a explicação para esta popularização esta na facilidade de praticar o esporte.

Estudos feitos pelo antropólogo Gilberto Freyre, apontou que o talento do brasileiro resulta da miscigenação entre negros, europeus e índios. Acredita-se que o Brasil tem ginga, futebol malandro, que valoriza o drible e que diferencia de todos os outros países. Em 1998 a Seleção Brasileira conquistou o segundo lugar na Copa do Mundo perdendo de 3 a zero para a anfitriã, França. Para qualquer outro país seria motivo de muita comemoração, mas para o país do futebol foi uma tragédia nacional.

A edição do mundial ocorreu 18 vezes, com sete países consagrados campeões mundiais. O Brasil, além de ser o único país a participar de todas as Copas é o único que possui o maior número de títulos mundiais, sendo cinco no total. Possui ainda jogadores memoráveis e inesquecíveis, como Garrincha, Tostão, Sócrates, Zico, Bebeto, Romário e o consagrado rei do futebol, o Edson Arantes do Nascimento, o famoso rei Pelé.

O comentarista esportivo alagoano Walmarir Vilela, que já esteve em quatro mundiais, relata a emoção de ver os estádio lotados “Foi uma honra poder cobrir quatro Copas do Mundo, para mim é impagável a sensação de estar nos estádios e vê a torcida cantando o hino quando o Brasil está em campo”, afirmou Walmari Vilela.
Verde e Amarelo

Ás vésperas da estréia do Brasil na Copa do Mundo, o espírito patriota invade a população, e as cores da bandeira verde e amarelo, pintam de esperança o país a fora. A Seleção Brasileira só entra em campo na próxima terça-feira, 15, mas o clima de Copa do Mundo já se instalou nos corações dos torcedores. Como é o caso de dona Marina, que há anos enfeita não apenas a sua casa, mas com a ajuda dos moradores enfeita toda a rua em que mora.

Há mais de trinta anos Dona Marina mora no bairro da Ponta da Terra, ela conta que tem uma superstição que ajuda o Brasil nos mundiais “Todas as Copas enfeito minha rua e minha casa, mas tem um acessório que não abro mão: é a bandeira do Brasil que já foi do meu pai, e que agora ficou comigo. É uma superstição de família”, relata emocionada Dona Marina.

Não são apenas os torcedores que se preparam para o mundial, bares e restaurantes, principalmente aqueles que já acompanham campeonatos de futebol, também entram no ritmo com atrativos especiais para oferecer aos clientes. Como é caso de um show bar no bairro de Mangabeiras, que além de instalar telões, irá oferecer aos clientes após os jogos, muita música e sorteio de brindes.

Mudança na rotina

Na abertura do campeonato não houve nenhuma mudança em Alagoas, com repartições públicas, comércio e bancos funcionando normalmente. Mas o Governo do Estado já anunciou que nos dias dos jogos o expediente sofrerá algumas modificações: no primeiro jogo do Brasil os órgãos estaduais incluindo a sociedades de economia mista, irão funcionar das 8h às 14h. Já na partida que encerra a primeira fase, dia 25, foi decretado ponto facultativo, apenas a abertura de serviços essenciais irão funcionar.

A dona do salão de beleza localizado na Avenida Jatiúca, na capital alagoana, Luciana Cavalcante, garante que a rotina dos funcionários irá se adequar aos jogos da Seleção Brasileira. “Apesar de não ser fã de futebol, quando chega a Copa eu fico sempre atenta. Durante os jogos, não iremos funcionar, vamos colocar uma TV nos fundos e parar todos os serviços para ver a Seleção Brasileira brilhar”, afirma Luciana.

Como em ano de Copa do Mundo a paixão pelo futebol fica ainda mais evidente, é comum encontrarmos ruas enfeitadas, carros, lojas e até repartições públicas. Esse sentimento é refletido no comércio que há cerca de dois meses antes da estréia do Brasil, já disponibilizava uma série de produtos relacionados ao tema. Esse mês de junho a perspectiva de venda, segundo Federação do Comércio, é de 10% a mais, em relação ao mesmo período do ano passado.

Curiosidades

A Copa do Mundo foi criada em 1928 pelo France Jules Rimet, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a Federation International Football Association (FIFA). A primeira edição do campeonato foi realizada dois anos após, no Uruguai, com a participação de apenas 16 seleções convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. Neste ano a seleção Uruguaia sagrou-se campeã e pode ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.

Nas duas edições seguintes do mundial, a Itália conquistou o título. Entretanto, entre 1942 e 1946 a competição foi suspensa em virtude da eclosão da segunda Guerra Mundial. Em 1950 o Brasil foi escolhido para sediar a Copa, o anfitrião chegou à final e disputou com o Uruguai. Mas nem mesmo o calor da torcida ajudou a Seleção Brasileira a conquistar o primeiro título em casa. O Maracanã chorou, e mais uma vez o país do futebol não passou do “quase” por 2X1 o primeiro título da história do país.

O Brasil só ergueu a taça pela primeira vez em 1958, em uma disputa emocionante contra a Suécia, conhecemos o Rei do futebol, o melhor jogador dos últimos tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Após a conquista do terceiro título, em 1970, o Brasil sentiu o gosto amargo de ficar 24 anos a espera de um título, que só voltou a acontecer em 1994 em território americano.

Este ano a Copa está acontecendo pela primeira vez na África do Sul, um país que, com tantos contrastes, antes mesmo de começar a Copa, já dá de 5 a 0 no Brasil no placar de prêmio Nobel: três da paz e dois de literatura. Com a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o Brasil consegue pela segunda vez trazer o mundial para o país do futebol, que irá acontecer em 2014.

Campeões Mundiais:

1930- Uruguai

1934- Itália

1938- Itália

1950- Uruguai

1954- Alemanha

1958- Brasil

1962- Brasil

1966- Inglaterra

1970- Brasil

1974- Alemanha

1978- Argentina

1982- Itália

1986- Argentina

1990- Alemanha

1994- Brasil

1998- França

2002- Brasil

2006- Itália

2 comentários:

  1. Só tenho um comentário a fazer: sinceramente, ainda bem que perdemos essa copa. Eu tava mesmo torcendo contra. Ainda mais em época de eleiçao, a gente a beira da falência, sendo disputados pelo careca, a terrorista e a mocoronga, e o povo pirando no futebol. Aquele bando de ômi gritando Ronaaaaldo !!!(me possua! XD)
    No dia que o povo brasileiro se mobilizar pra lutar pelos seus direitos e ser realmente patriota do mesmo jeito que se mobiliza pra babar jogo de futebol, aí sim eu vou voltar a respeitar Copa do Mundo.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe o comentário revoltado, mas é como diz o nome do blog, indignar-se é preciso.

    ResponderExcluir