terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Internautas apostam nas redes sociais como forma de trabalho

Com o aumento das vendas pela internet, muitas pessoas estão percebendo que a ferramenta é um excelente canal de negócios
No final do ano passado, o Brasil atingiu a marca de aproximadamente 23 milhões de compras realizadas pela internet, segundo levantamento da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônicos e a e-bit. O motivo principal para o aumento na procura é o preço acessível e comodidade, uma vez que não seria vantagem comprar pela internet se o preço for mais alto que o da loja onde os consumidores moram.


Em Alagoas, as vendas cresceram muito, principalmente pela popularização da internet. Os alagoanos estão procurando mais a ferramenta por apresentar uma vasta opção de produtos que geralmente não é encontrado nas lojas do Estado.

O aumento de marcas especializadas em vestuário e acessórios que apostam neste canal e está mudando significativamente este cenário. A Marisa é uma loja que se mostra experiente no varejo de moda pela internet, outras se aventuram e apostam nas lojas virtuais, promovendo uma reformulação do seu comercio eletrônico, ou e-commerce, ou seja, uma transação comercial pela internet. É o caso da C&A, Osklen, Renner e outras.

Hoje a maioria das empresas participam de redes sociais. Muitas delas utilizam o twitter para fazer promoções, sorteio de brindes, ou até mesmo oferece descontos para quem seja seguidor da loja pela rede social. Como é o caso da estudante e twitteira (nome dado para quem utiliza muito a rede social twitter), Mirelle Kelly, que depois de seguir uma determinada empresa, hoje só faz compras pela internet.

“Eu descobri a loja pelo twitter, depois de seguir, eu participei de uma promoção, onde os seguidores para concorrer, basta da um RT. Eu fiz, e ganhei um presente maravilhoso. Hoje sou cliente da loja, e só compro bolsas e acessórios pela internet”, afirmou a estudante de fisioterapia Mirelle Kelly.

Aposta na rede social

Mas não são só as grandes empresas que estão se destacando com vendas na internet, pessoas físicas estão utilizando a ferramenta para garantir uma renda extra no fim do mês.

Hoje é muito comum pessoas utilizarem as redes sociais, como Orkut, Twitter, Facebook entre outros para vender ou divulgar seus produtos ou serviços. Um seguimento que vem crescido bastante é o fotógrafos de carros para vendas e vendas de cosméticos.

A comerciante Ana Carina há mais sete de anos compra roupa e acessórios para revender, hoje ela aposta na rede social para ter uma maior divulgação de seus produtos.

“Antes eu ia até as pessoas, aos poucos consegui montar uma pequena loja em minha casa, hoje estou investindo no Orkut para divulgar minhas roupas e acessórios. Coloco fotos, com modelos e presos, As pessoas entram em contato através de mensagens”, afirmou Ana Carina.

Há também pessoas que estão fazendo freelancer para sites, sendo fotógrafos de carros. A pessoa contrata o serviço para a divulgação de compra e troca de automóveis, o fotógrafo vai até o local combinado e faz as fotos.

Já há sites confiáveis que estão utilizando o twitter como uma indicação de venda. Como é o caso da loja virtual TodaMulher, que vem utilizando a rede social para que os clientes divulguem a loja, e a cada venda concretizada pela indicação, é oferecido uma porcetagem em cima do valor da compra.

Há ainda pessoas que apostaram a profissão de blogueiro para conseguir driblar as barreiras do mercado de trabalho. Muitos profissionais utilizam os espaços nos sites destinados à blogs, outros simplesmente utilizam seus próprios sites e compartilham suas idéias.Como é o caso do jornalista Bruno F. S. que vive do que escreve.

“Eu comecei com meu blog ainda na faculdade, fui aprimorando meus conhecimentos, e hoje trabalho continuo com meu blog, consegui patrocínio e hoje vivo do que escrevo. Ainda tenho outro blog em um site, e assim consigo quebrar a barreira de que só se tem estabilidade a partir de um concurso público. Eu trabalho para mim, faço meus horários, é ótimo”, afirmou Bruno.

Cuidados com sites

Porém essa comodidade que é oferecida pela internet, precisa de um olhar mais atendo dos consumidores, para que não sejam vítimas de fraudes e sites não confiáveis. De acordo com dados da ACI Worldwide, esse mercado de transação pela internet cresceu 20% nos últimos cinco anos, e alerta que a população tenha cautela na hora de comprar, uma vez que, as fraudes são mais frequentes.

Uma época para o internauta ficar atento, é quando se aproxima as festas de fim de ano, com ela a caixa de spam do e-mail sempre fica lotada de propagandas de sites, muitas vezes não confiáveis, cheio de vírus. O ideal é que as pessoas digitem o site diretamente no navegador, e evitem clicar em links desconhecidos.

Assim, os bancos e sites confiáveis se esforçam para oferecer segurança na hora da compra pela internet. O problema é que o consumidor desatento pode não perceber durantes algumas etapas das compras que o site não é confiável. Ou até mesmo não mantém antivírus, antipyware e firewall do computador atualizado, estes evitam que criminosos monitores os passos do internauta.

Veja a lista dos produtos mais vendidos pela internet:

1. Livros (21%)

2. Produtos de Informática (12%)

3. Produtos de beleza e saúde (9%)

4. Eletrônicos (7%)

5. Eletrodomésticos (6%)







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