terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Vendas explodem em Maceió, mas óculos escuros "genéricos" prejudicam saúde

Eles estão sempre em alta e a cada ano novos modelos e cores acompanham as tendências da estação. Nesta época de verão com a grande luminosidade, o risco de cair em tentação e comprar óculos de sol de vendedores ambulantes é grande. Aparentemente “iguaizinhos” aos modelos originais, os óculos “genéricos” são bem mais baratos, porém escondem o grande mal que podem causar à visão.
A maioria das pessoas desconhece os riscos que os raios solares representam à saúde dos olhos, sendo que o mais preocupante é a falta de critérios na utilização de óculos escuros. Mais o que mais preocupa os especialistas é em relação a moda passageira de usar óculos com lentes coloridas, para combinar com a roupa, encontrados tanto em shoppings centers quanto nas bancas de camelôs.
Vendas ambulantes
Essa é época mais aguardada pelos ambulantes, as vendas chegam a triplicar nesse período. E eles se espalham pelo calçadão do comércio com as novidades e réplicas dos modelos originais. Os valores variam de R$10 à R$20. De acordo com o ambulante Edmilson várias pessoas procuram os óculos escuros. “O movimento é muito bom. Vendo para todos os gostos, mas as mulheres procuram mais, estão mais antenadas nas novidades, nos últimos modelos”.
Já o ambulante Rafael dos Santos, que está há quatro anos vendendo óculos escuros, fala que as vendas sobem bastante e que nunca encontrou um cliente insatisfeito com a qualidade do produto. "Sempre consigo vender muito no verão, todos os tipos de pessoas procuram, primeiro pela variedade de produto, isso sem falar no preço que é tentador. As pessoas buscam o estilo, em estar sempre na moda, combinando com a roupa. Nunca tive problemas com meus óculos, ninguém reclamou”, afirma o ambulante.
Cuidados ao comprar
Para Elza Duarte, gerente da Óptica Dinis, antes de cair na tentação de adquirir um produto aparentemente de qualidade, porém com o preço muito abaixo do mercado, é necessário ao comprador avaliar se será realmente compensador.
“As pessoas precisam ter cuidado e pesquisar se os similares contam com as mesmas qualidades e as proteções aos olhos dos comprovadamente de qualidade, mas que custam mais caro. É preciso ter cuidado no tocante das lentes dos que são vendidos sem procedência, que em sua maioria já vem com grau”, frisou a gerente Elza Duarte.
Os óculos com procedência prometem curvas apropriadas para a visão, além de lentes acrílicas. Como nessa época do ano o sol é intenso no Estado, ela fala ainda que o aumento das vendas está considerável.
“Os óculos de sol protegem os olhos dos raios nocivos e com a forte incidência nesta época, a procura cresce naturalmente. As pessoas que mais procuram são aquelas que já usam óculos de grau e querem se proteger ainda mais”, afirma a gerente Elza Duarte.
Especialistas
Os especialistas alertam que os compradores busquem comprovar se esses óculos oferecem 100% de proteção contra os raios ultravioleta (UV), já que a saúde dos olhos estará garantida independente da cor das lentes. Qualquer nível de proteção abaixo disso de nada vai adiantar, garantem os médicos. Além de queimaduras na retina e córnea, a longo prazo a pessoa poderá sofrer catarata ou outra degeneração da visão.
Para o oftalmologista Alberto Antunes os óculos que são vendidos nos camelôs não possuem certificado de garantia, com proteção UVA e UVB (raios ultravioletas A e B- radiações invisíveis aos olhos que ultrapassam a camada de ozônio) causando danos a retina e o cristalino.

“Esses óculos escuros sem procedência são escuros, mas sem proteção. Como eles são escuros a pupila dilata e os raios luminosos nocivos entram mais facilmente na retina e no cristalino. O que acarreta danos a saúde ocular no futuro”, desta o oftalmologista Alberto Antunes
Alguns dos problemas oculares causados a médio e longo prazo pelo ultravioleta é a degeneração da retina, proliferação do pterígio (carne que cresce no canto do olho) e a catarata. A exposição a esses raios pode causar envelhecimento da retina - apenas a cirurgia é capaz de reverter o quadro. O uso de óculos de sol, com lentes de qualidade, passou a ser uma necessidade devido ao buraco na camada de ozônio estar cada vez maior.
Para o médico as crianças não têm necessidade alguma de estar usando óculos de sol, já que, enquanto pequenas, possuem maior resistência à claridade. Se a mãe notar que a criança tem aversão à luz, deve levá-la ao médico para diagnosticar o problema. “É importante que seja feito exame oftalmológico em crianças a partir de um ano, pois, quanto mais precoce, mais fácil de tratar uma possível doença”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário