sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Gastos com salão de beleza já fazem parte do orçamento das alagoanas

Gastos com beleza passaram a fazer parte da lista de despesas fixas de todas as classes sociais. Manter uma boa aparência não é tarefa fácil nem barata. Muitas mulheres chegam a gastar metade da renda indo a clínicas de estética, manicure, pedicure, depilação, cabeleireiro e academia.
A lista inclui ainda as tentadoras visitas a lojas de roupas, acessórios e produtos de beleza.
Já é da natureza das mulheres gastar com serviços e produtos de moda e beleza. Mas, é preciso ter consciência de que aquilo é realmente importante e não vai comprometer o orçamento no fim do mês. Especialistas mostram que o ideal seria que os gastos não ultrapassassem 10% do salário. O Cadaminuto procurou saber das alagoanas como estão os cuidados com a aparência e se elas já incluem no orçamento esses gastos.
A empresária Elaine Rafaela revela que já deixa uma parte da sua renda mensal separada para os gastos com salão de beleza. “Confesso que toda semana preciso ir ao salão arrumar os cabelos e as unhas. Mas perco o controle quando o assunto é maquiagem”, disse Rafela que afirma ainda ter pelo menos quatro pós compactos lacrados.
A bióloga marinha Amanda Nunes afirma que gasta cerca de 40% do seu salário só com o cabelo. “Mulher gasta muito com salão, como não sou muito ligada à maquiagem, compenso com o cabelo. Gasto quase metade do meu salário só com ele”, relatou.
Já a jornalista Gabriela Sales diz que gastou tanto com cosméticos que ficou um mês inteiro sem salário. “Compro bastante e sou fascinada por novidades. Não resisto a um batom novo ou a um lançamento de uma base. Tem cosméticos que compro e nem uso, tenho vários blushes, batons, bases lacrados. Para ter ideia nunca terminei um blush”, afirmou.
Ela conta ainda que sua paixão por maquiagem surgiu desde menina. “Sempre fui apaixonada por maquiagem. Tanto que hoje trabalho com isso, tenho um blog de moda e grande parte dos meus gastos são para ele”, colocou Gabriela confessando que gasta mais do que deveria.
Especialista
Para o economista Moacyr Silva, a maioria das pessoas não se dá conta que está gastando além da conta. “Como é da natureza da mulher gastar para manter a beleza, elas não percebem os gastos excessivos. Toda regra tem exceção, de maneira geral, as mulheres gastam mais do que deveriam com salão de beleza e cosméticos”, afirmou. Porém, ele explica que com um certo controle é possível continuar gastando sem comprometer a renda mensal. Basta apenas controle os gastos na ponta do lápis.
“Para não comprometer a renda e ir parar no cheque especial, com uma regra simples, você se livra de ficar todo mês no vermelho. Se você colocar os gastos na ponta do lápis, com uma planilha, e ver suas necessidades principais evita isso. Mas é importante não comprometer mais que 10% da renda com o salão de beleza”, enfatizou o economista Moacyr Silva.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário